domingo, 9 de setembro de 2012

SAÚDE

Os cinco melhores suplementos alimentares para quem quer emagrecer

ASSUNTOS: Emagrecer, Boa forma

Whey protein e CLA estão na lista

Por Renata Demôro

Perder peso é um esforço multidisciplinar. É preciso equilibrar a dieta, controlar a ansiedade, praticar exercícios físicos e escolher os suplementos alimentares corretos. De acordo com o livro “Viva em Dieta, Viva Melhor” (Editora Phorte, 187 páginas, R$52), do nutricionista esportivo Rodolfo Peres, “existem muitas opções no mercado. É preciso escolher o produto de acordo com o seu objetivo final para alcançar o resultado esperado”. A seguir, o autor explica a função dos cinco melhores suplementos alimentares para perder peso: 

Produtos naturais para emagrecer: saiba como consumir


  • 1
    Whey protein
    Famoso nas academias, a proteína do soro do leite, conhecida como whey protein, melhora o rendimento durante a prática de exercícios e a recuperação após a atividade. Em pó, o produto deve ser preparado apenas com água, já que o leite pode retardar a sua absorção. E não adianta tomar o produto diversas vezes ao dia. O ideal é escolher um horário preferencial e consumir em jejum, antes ou depois da prática de atividades físicas. Logo após o treino, recomenda-se ingerir o whey protein junto com um carboidrato, evitando a utilização da proteína presente no produto como fonte de energia.    

    Proteína do soro do leite: entenda a importância na perda de peso
  • 2
    Cafeína
    Presente em muitos produtos chamados de queimadores de gordura, conhecidos como fat burners, a cafeína estimula a quebra da molécula de gordura e aumenta a performance durante a prática de atividades físicas aeróbicas ou de força. A dosagem é variável e deve ser avaliada individualmente, já que algumas pessoas podem apresentar efeitos colaterais, como alterações gástricas e psicológicas. Em geral, recomenda-se o consumo de 3 a 6 mg de cafeína por quilo de peso corporal. Vale ressaltar que a suplementação com cafeína em cápsulas não deve ser usada para driblar o cansaço natural porque o estimulante pode debilitar ainda mais o corpo, provocando lesões.
  • 3
    CLA (ácido linoleico conjugado)
    É o tipo de produto com múltiplas funções. O CLA controla os níveis de insulina no sangue, auxilia na redução da gordura abdominal, promove uma alteração positiva nas proteínas ligadas ao metabolismo das gorduras e melhora as taxas de colesterol e triglicerídeos. Como consequência, ainda há um aumento na queima de gordura e ganho discreto de massa muscular. Para completar o pacote, estudos recentes sugerem que as cápsulas com a substância possuem propriedades anticancerígenas.
  • 4
    L-cartinitina
    O consumo antes da prática de atividades aeróbicas potencializa o uso da gordura corporal como fonte de energia, com melhora também da capacidade física durante o exercício físico. Como auxiliar na perda de peso, recomenda-se a ingestão de 1 a 3 gramas diárias de L-carnitina em cápsulas ou na forma líquida. A suplementação com a substância é especialmente interessante para os vegetarianos, que apresentam, naturalmente, taxas mais baixas desta substância no organismo.
  • 5
    Ômega-3
    Você achou que ele era benéfico apenas para a saúde? Os ácidos graxos ômega-3 são excelentes para a melhora da performance durante atividades físicas, elevando a potência aeróbica e a força muscular. Os peixes de águas frias, como salmão, e a semente de linhaça são as melhores fontes da substância, mas ela também é encontrada em cápsulas. Para obter os benefícios, consuma entre 2 e 4 gramas de ômega-3, todos os dias.

    Veja como inserir o ômega-3 na sua dieta

    Termogênicos emagrecem? Nutricionistas respondem

    ASSUNTOS: Emagrecer
    Este conteúdo faz parte de uma seleção feita pelo GNT. Confira o guia completo!

    Exercícios físicos são fundamentais para aproveitar os benefícios

    Por Renata Demôro

    O que são termogênicos? Eles ajudam a emagrecer? De acordo com Tatiana Barão, nutricionista responsável pela área de pesquisa da Naturalis Nutrição & Farma, “termogênicos são alimentos capazes de aumentar o gasto energético ou seja, queimar mais calorias enquanto são digeridos”.

    Segundo Luciana Harfenist, personal diet e diretora da Funcionali Nutrição Funcional Personalizada, “as substâncias termogênicas contidas em certos alimentos tem a capacidade de aumentar a temperatura corporal , acelerando  o metabolismo basal e aumentando a queima de gordura. A termogênese é um processo regulado pelo sistema nervoso e interferências positivas nesse sistema podem ajudar no controle no emagrecimento e controle da obesidade”.

    Exercícios são fundamentais para a perda de peso
    Mas não basta comer alimentos termogênicos para emagrecer. De acordo com as nutricionistas, exercícios físicos regulares e alimentação equilibrada são essenciais para promover a perda de peso. Luciana explica que, para maior eficiência, os termogênicos devem ser ingeridos 30 minutos antes das atividades físicas. “Pessoas que treinam à noite não devem fazer uso de termogênicos para evitar alterações do sono”, recomenda.

    Em excesso, as substâncias termogênicas podem fazer mal. “Cardiopatas, hipertensos, crianças, gestantes e pessoas com queixas de gastrite, insônia ou alergias aos alimentos termogênicos não devem consumi-los”, diz a nutricionista Tatiana. Ela lembra que indivíduos com disfunções na tireóide também não devem fazer uso desses alimentos, já que contam com ação sobre o metabolismo. A seguir, confira lista com alimentos termogênicos preparada pela nutricionista Luciana Harfenist:

    Lista com alimentos termogênicos. Confira!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

vc e especial.