terça-feira, 9 de outubro de 2012

MINAS GERAIS

PM apreende mais de 870 pedras de crack em Ibirité, na Grande BH

Buchas de maconha e papelotes de cocaína também foram encontrados.
Segundo polícia, uma pessoa foi presa.

Do G1 MG
Comente agora
A Polícia Militar (PM) apreendeu 872 pedras de crack, 168 buchas de maconha e 250 papelotes de cocaína nesta terça-feira (9) em Ibirité, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. De acordo com a PM, um homem foi preso.
A droga estava dentro de uma sacola em um barracão abandonado. Também foram apreendidos um revólver e um rádio comunicador. A polícia informou que chegou até o local após uma denúncia anônima.

O homem preso morava em um barracão ao lado do local onde foram encontradas as drogas. Ele tem passagens pela polícia por tráfico.


Prefeito mais jovem de MG quer terminar faculdade e priorizar saúde

Pinheirinho tem 21 anos e é o prefeito eleito de Ibirité, na Grande BH.
Pai e tio também estão no meio político.

Pedro Triginelli Do G1 MG
203 comentários
Pinheirinho em frente à prefeitura de Ibirité (Foto: Arquivo pessoal)Pinheirinho em frente à prefeitura de Ibirité
(Foto: Arquivo pessoal)
Antonio Pinheiro Neto é daquelas pessoas que desde pequeno já sabe o que vai querer fazer da vida. Nascido em uma família de políticos, ele, aos 21 anos, acaba de ser eleito prefeito da cidade de Ibirité, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. “Meu pai foi prefeito três vezes. Nasci no primeiro mandato. Cresci no meio político. Já fui secretário de Planejamento e tenho um contato muito forte com a população”, disse. Ele é o prefeito eleito mais novo de Minas Gerais, segundo o Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE).

Pinheirinho, como ele é conhecido, ainda não terminou a faculdade de direito e diz que esse é um dos objetivos daqui para frente. “Quero honrar os meus quatro anos de mandato e fazer valer à pena a confiança do povo em mim. A saúde é o maior desafio”, falou.
O pai, Antonio Pinheiro, e tio, Dinis Pinheiro, do prefeito também ingressaram na carreira política muito novos. “Ser jovem não é defeito e sim uma qualidade. Temos uma disposição maior para trabalhar. Meu pai foi o prefeito mais novo do estado na época dele também. O meu tio o deputado mais jovem”, explicou.
Pinheirinho, do PP, foi eleito com 43,71% dos votos ou 33.065. O segundo colocado foi Paulo Telles, do PMDB, com 29,78% ou 22.527 dos votos.
O novo prefeito se diz preparado para o novo desafio. “Estou com ânimo para ajudar a população. Ninguém faz nada sozinho. Tenho uma equipe muito boa. O mais importante é a participação popular. Ouvir as pessoas é fundamental”, disse.

Para ler mais notícias das eleições na cidade de Belo Horizonte, clique em http://g1.globo.com/mg/minas-gerais/cidade/belo-horizonte.html. Siga também por RSS.
Para ler mais notícias do G1 Minas Gerais, clique em g1.globo.com/mg. Siga também o G1 Minas Gerais noTwitter e por RSS.

Acidente mata 7 pessoas e deixa 20 feridos em Conceição de Ipanema, leste da Minas

Caminhonete carregava 30 pessoas, perdeu o freio e capotou.
O enterro será nesta terça (9) à partir das 9h, em Conceição de Ipanema.

Patrícia Belo Do G1 Vales de Minas Gerais
Comente agora
Um acidente na tarde desta segunda-feira (8) matou 7 pessoas e deixou outras 20 feridas na zona rural de Conceição de Ipanema, no Córrego dos Pereiras, a 88 quilômetros de Manhuaçu, que fica a 290 km de Belo Horizonte.
De acordo com a Policia Militar do 10º companhia de Manhuaçu, uma caminhonete Toyota Bandeirante carregava cerca de 30 pessoas, que festejavam a vitória nas eleições. Ao descer o morro,  perdeu o freio, saiu da pista e capotou.
Seis pessoas morreram na hora e uma morreu no hospital. Outras 20 pessoas ficaram feridas.
Trecho onde ocorreu o acidente em Conceição do Ipanema. (Foto: Wenderson Ambrósio)Trecho onde ocorreu o acidente em Conceição
doIpanema. (Foto: Wenderson Ambrósio)
Segundo o secretário de Saúde de Conceição de Ipanema, Alessandro Paiva, a tragédia chocou o pequeno vilarejo de aproximadamente 4 mil habitantes.
“Todas as vítimas são moradores de Conceição. A cidade inteira está de luto. Isso é muita tristeza para um dia só", afirma. De uma mesma família morreram o pai, mãe e filho.
As vítimas foram socorridas e levadas ao hospital César Leite em Manhuaçu e ao Hospital municipal de Ipanema. A duas vítimas mais graves foram transferidas através do helicóptero águia da 10º companhia, para o Hospital de Pronto-Socorro João XXIII, em Belo Horizonte.
Ainda de acordo com o secretário de saúde do município, as cidades circunvizinhas prestaram apoio, a todo momento, para ajudar a socorrer as vítimas . “O Corpo de Bombeiros e a Policia Militar dos municípios de Pocrane, Lajinha, Manhuaçu e Ipanema contribuíram muito no resgate, caso contrário a situação seria muito pior”, conta Alessandro.
O caminhonete trasportava na carroceria 30 pessoas que comemoravam a vitória do prefeito nessa domingo de eleição (7). (Foto: Wenderson Ambrósio)O caminhonete trasportava na carroceria 30
pessoas que comemoravam a vitória do prefeito
nessa domingo
de eleição (7). (Foto: Wenderson Ambrósio)
O enterro das sete vítimas será realizado nesta terça-feira (9), a partir das 9h, no cemitério da cidade de Conceição de Ipanema.

Candidata a vereadora faz campanha com número errado em Paraguaçu

Cristiane Baliza, do PTB, só descobriu o erro no dia das eleições.
De acordo com coligação, ninguém prestou atenção na hora da divulgação.

Samantha Silva Do G1 Sul de Minas
Cristiane Baliza, cozinheira, de 35 anos, resolveu encarar a campanha para vereadora de Paraguaçu (MG) nas eleições de 2012. Durante três meses ela fez sua propaganda para conquistar uma das nove vagas da Câmara Municipal da cidade. Seu número era 14.999, partido PTB. No entanto, no domingo (7), dia das eleições, todos que votaram em Cristiane anularam o voto. Aparentemente, o número não existia. E não existia mesmo: o que constava no Tribunal Superior Eleitoral de candidatura da vereadora era o 14.888. Na verdade, um erro na impressão dos santinhos fez com que ela fizesse campanha com o número errado.
"Eu aceitei o convite para ser vereadora, mas não entendia nada disso", comentou Cristiane por telefone. Segundo ela, o partido do qual seu pai é presidente, o Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), a convidou para ser candidata nessas eleições para substituir Terezinha Goulart, que renunciou à candidatura, após ser chamada para preencher o mínimo de 30% de candidaturas de mulheres.
A candidata e o santinho errado: apenas 12 votos com número certo. (Foto: Tiago Campos / G1)A candidata e o santinho errado: apenas 12 votos com número certo. (Foto: Tiago Campos / G1)
Cristiane contou que recebeu os santinhos do partido com o número 14.999 e não conferiu se estava certo. Só descobriu no dia das eleições. "As pessoas passavam na minha casa no dia e diziam que não estavam conseguindo votar em mim, me perguntavam se minha candidatura tinha sido cancelada por algum motivo, porque quando digitavam o número estava anulando o voto".
Ao procurar o Cartório Eleitoral no próprio domingo de eleição, acompanhada do pai, foi apresentado aos dois um documento com firma reconhecida e assinado por Cristiane, pelo Presidente da coligação da qual ela fazia parte e pelo representante do cartório em que constava o nome dela como candidata e o número 14.888. O mesmo havia sido publicado em Diário Oficial e no site do TSE. Não havia nada a ser feito.
"Eu não sei o que aconteceu, porque em todos os documentos em que prestei contas para o partido, inclusive notas fiscais, estava esse número (14.999) e ningúem viu nem me falou nada. Não culpo ninguém, mas só queria saber porque deixaram eu trabalhar tanto tempo com o número errado", disse, indignada, Cristiane.
A candidatura
José Maria Ramos é presidente do Democratas (DEM) municipal, e também o presidente da Coligação Majoritária "Reconstrução com Experiência e Seriedade", da qual o PTB faz parte em Paraguaçu. Foi ele que assinou o documento que constava o número correto da candidatura de Cristiane. "Eu era o responsável por assinar a candidatura de todos da coligação, mas eram muitos candidatos. Não ia lembrar de todos". Segundo ele, o que foi informado a coligação é que ela iria substituir a candidatura de Terezinha Goulart. Neste caso, ela ficaria com o mesmo número da outra candidata.
A propaganda da candidata com o número errado. (Foto: Tiago Campos / G1)A propaganda da candidata com o número errado. (Foto: Tiago Campos / G1)
A chefe do Cartório Eleitoral da cidade, Patricia Daniele Caputo do Amaral, não confirma a informação. Segundo ela, na resolução 23.373 de 2011, da lei 9.504/97 que regulamentou as eleições deste ano, não existe a exigência do mesmo número de candidato em caso de substituição. Somente constava a exigência de 30% para candidatura de mulheres que a coligação precisou preencher. E ainda no caso de Cristiane, a solicitação era de registro de vaga remanescente e não substituição.
"O que acontece é que, como nossa Câmara tem nove vereadores, a coligação podia registrar até 18 candidaturas para vereador. A solicitação veio deles, eles inclusive escolheram o número 14.888 que foi preenchido a mão na solicitação. A única coisa que o cartório faz é checar se já não existe o mesmo número, pois isso impediria a escolha desse número. Mas no caso de Cristiane, estava tudo certo", informou Patricia.
"Eu não observei isso, e ninguém no partido prestou atenção", confessou José Maria. "É muito chato acontecer isso, estamos muito chateados, mas agora não tem jeito mais", concluiu ele, dizendo que agora é tentar acertar na próxima eleição.
A Candidata
Segundo Cristiane, não ficou nenhuma via do documento assinado por ela. Como na primeira reunião da coligação ela já recebeu os "santinhos" com esse número, ela confiou no partido e fez a campanha com o nº 14.999.
Cristiane contou que, em sua campanha, pretendia melhorar o atendimento em creches da cidade. O intuito era aumentar o número de creches e ampliar as que já existem. Ela é mãe de três filhos. Ela ainda não sabe se irá tentar se candidatar novamente. "Depois dessa eu já nem sei, fiquei tão decepcionada". O que mais lamentou é todo o trabalho que teve pra nada. "Perder por justa causa, tudo bem, mas é difícil perder sem nem saber quantos votos eu poderia ter".
Apesar do erro, Cristiane ainda recebeu 12 votos neste domingo no número correto. "Mesmo com esse problema, eu queria agradecer a todos que tiveram a intenção de votar em mim", agradece.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

vc e especial.